top of page

Robério Santos - Entre-Vista com Robério

Robério Santos, itabaianense arretado é o meu convidado da semana. Grande escritor, ator, cineasta, jornalista fotógrafo, professor de letras e ainda faz parte da Academia de Letras de Itabaiana, ocupando a cadeira 15, Ufa! é muita coisa. Podemos chama-lo de um homem multifacetado. Atualmente ele apresenta o programa “O Cangaço na Literatura” no canal YouTube. Autor de 28 livros sobre a cultura nordestina, seu livro “Marca” em breve estará nas telas de cinema, Robério também desempenha a função de consultor na rede Globo de televisão na novela “Guerreiros do Sol”, e do projeto “Júri Épico” em Petrolina- Pe. Um homem incansável ele está em produção do seu próximo livro que será lançado ainda esse ano. Aguardem porque ainda tem muito mais novidades vindo por aí desse grande homem valente.


Cyntia Menezes-


*Quando, onde e como começou a sua história com a escrita?


Robério Santos-


*Iniciei minha trajetória como escritor ainda na escola em Nossa Senhora Aparecida-SE, na infância, eu desenhava personagens da Disney em folhas de papel, grampeava e vendia na 2ª série primária em 1989. Com as moedas, eu lanchava meu pastel com suco. Na adolescência eu já sabia que queria ser escritor, então comecei a escrever livros infantis. Meu primeiro foi “O Jacaré e o Passarinho” em 1994. Enveredei pela poesia em 1999 e hoje escrevo romances históricos.


Cyntia Menezes-


*Você se inspirou em algum autor para suas histórias ou apenas começou seus próprios escritos a partir da sua concepção de mundo?


Robério Santos-


*Todo escritor é um bom leitor, não tem por onde escapar. Minha primeira inspiração foi Jorge Amado, que eu o conheci em Estância-SE no início da década de 90 e já li toda sua obra. Chico Dantas e Maria Lúcia Dal Farra também me ajudaram muito a seguir por este caminho. Mas, meu grande mestre sem dúvidas sempre será Machado de Assis, que tenho toda sua obra (juro que ainda não li por completo), e visitei sua sepultura recentemente no Rio de Janeiro. Mas, também tento seguir por conta própria, trazendo minha literatura como algo novo.


Cyntia Menezes-


*O livro “Marca” já gerou um filho: “Marco”, sua mais recente obra literária. Também virará filme? Nos conta.


Robério Santos-


*Tudo dependerá do sucesso de Marca nas telonas e nos streamings. Se tudo der certo, teremos Marco como segundo filme e Bolero fechando a trilogia. Bolero sairá em 2025 em livro.


Cyntia Menezes-


*Vamos falar de YouTube. Você possui um canal chamado “O Cangaço na Literatura”, que hoje passa dos 300 mil seguidores. Como surgiu seu interesse pelo Cangaço e qual a principal finalidade do seu canal?


Robério Santos-


*Meu interesse pelo cangaço foi igual a todo sertanejo que gosta do tema: ouvindo as histórias dos nossos avós. Como bom sertanejo, aprendi a estudar (não venerar) a história dos cangaceiros, volantes, padres, coiteiros, Estado, civis, rastejadores e todos os elementos do tema. Sobre o canal, chegamos a 50 milhões de visualizações no mesmo dia em que atingimos a marca de 300 mil inscritos, no mesmo mês que completaremos 6 anos de existência em 18 de maio de 2023. Fomos ousados, pois montar numa moto e sair pelo sertão em busca de histórias sem 1 real de patrocínio foi quase um surto. Tudo caro: livros, gasolina, hotel, comida, água, tudo! Mas, com o tempo conseguimos vencer as dificuldades e chegamos a 17 estados gravando programas e 170 mil km rodados. No segundo semestre estaremos começando a fase internacional, aí vamos testar o alcance do tema cangaço.


Cyntia Menezes-


*Hoje Robério Santos é o mais novo convidado da Rede Globo para comandar uma importante consultoria da próxima novela “Guerreiros do Sol”. O que exatamente é a sua função e qual a importância desse trabalho para uma novela?


Robério Santos-


*Fui convidado este ano para dar suporte na produção da nova novela Guerreiros do Sol. Ao lado do mestre Frederico Pernambucano de Mello, estamos trazendo o maior realismo histórico para esta produção que está marcada para 2024. No último dia 24 de abril estive pessoalmente na Rede Globo entrevistando Frederico diante de todo o elenco e produtores, foi um momento mágico em minha carreira. Acredito que opinar o mais real possível numa consultoria histórica vale a pena sim, pois os anacronismos diminuirão e isso quem ganha é o público e a própria emissora.


Cyntia Menezes-


*Um passarinho me contou que os trabalhos não vão parar por aí.. o que mais de novidades podemos esperar dos seus próximos projetos na Tv?


Robério Santos-


*Na Globo estarei à disposição, nada tenho em vista por enquanto. Mas já recebi um convite para uma nova série que não posso por enquanto comentar, mas a proposta veio do ator Jaedson Bahia (o Língua de Sogra da novela Mar do Sertão da Rede Globo), que tive o prazer de conhece-lo nesta última viagem ao Rio.


Cyntia Menezes-


*A vida artística não é fácil, seja em qual âmbito for, o que você diria para todos que estão nessa caminhada e que de alguma maneira se sentem sem esperança de sucesso?


Robério Santos-


*Se a pessoa se sente sem esperança de sucesso ela está fadada ao fracasso. Tem que produzir sempre, pouco ou muito. Não pode ficar de olho no trabalho alheio, foco no próprio e nem tão pouco já pensando no sucesso imediato. Lembra da história do jardim? Se plantar flores, as borboletas vem, nem precisa ir atrás. Eu nem comecei ainda, mesmo tendo 23 anos de trabalho. Foco, sempre foco!


Cyntia Menezes-


*Você já tem algum livro em andamento? Quais os próximos passos de Robério?


Robério Santos-


*Tenho dois livros em andamento: 77.15.32 que será lançado no próximo agosto de 2023 na bienal de Alagoas. Será sobre as 3 grandes secas no Ceará e os Campos de Concentração. Em outubro, teremos meu primeiro quadrinho, O Conselheiro sobre a passagem de Antonio Conselheiro por Sergipe. Ele terá o traço de Ronald Guimarães, o mesmo que fez as ilustrações de Marca e Marco.



DIRETO AO PONTO


*Um filme- Contato (1997)


*Um livro- Marca (2020)


*Um lugar- Minha biblioteca


*Um ídolo- Meu pai


*Uma música- Bolero de Isabel


*Uma lembrança- nascimento de meu filho


*Uma comida- cuscuz


*Uma bebida- café


*Um medo- parar de escrever


*Um cheiro- petricor


*Uma alegria- viver


*Uma palavra favorita- Atlas


*Um lazer- ler


*Um lugar inesquecível- Meu sítio


*Uma frase- “Nunca desista!”



Fonte: Jornal Zona Sul, Aracaju-SE Sexta-Feira, 12/05/2023



Tem interesse em saber muito mais sobre o fantástico mundo do cangaço? Se inscreva no canal O Cangaço na Literatura no YouTube. Até logo!

0 comentário

Malhador

bottom of page