RELIGIOSIDADE
dd.jpg
​ETNIA

A nossa população possui traços físicos predominantemente brancos, porém encontram-se troços culturais negros e mulatos resultante da miscigenação do branco, negro e índio.

Em Malhador há predomínio das crenças baseadas no cristianismo, uma vez que a festa mais importante, se não a única, é a do padroeiro São José. As comemorações religiosas alusivas a São José, acontecem dia dezenove de março, mas há momentos em que essa data é alterada para o mês de abril.Os povoados também têm suas comemorações religiosas, a exemplo do povoado Saco Torto que homenageia o seu padroeiro Senhor do Bomfim; o povoado Alecrim festeja com São Pedro; o povoado Tabua com Nossa Senhora Aparecida; e o povoado Palmeiras com Nossa Senhora da Conceição.

FESTAS POPULARES
da.jpg

Além das comemorações religiosas, comemoram-se os festejos juninos no município com o tradicional acorda vem ver. Os moradores se juntam para acordar a população de casa em casa anunciando a chegada do São João e pedindo bebidas, dinheiro e fogos para festejarem até amanhecer o dia. O criador desse elemento cultural foi o senhor João Piloto que também criou a queima de busca-pé e brinquedo de roda, manifestações que praticamente desapareceram.

 

No dia 24 de junho acontece o Casamento dos Tabaréus ou dos Caipiras que se desloca da sede do município com destino ao povoado Alecrim, retornando à cidade onde acontece um grande forró encerrando o ciclo junino do nosso município.


Também, na primeira segunda-feira de agosto, acontece a cavalgada de "Dias e Água" (feriado municipal), onde centenas de cavaleiros saem em cavalgada da cidade de Areia Branca até a nossa cidade, onde acontecem apresentações, sorteios e shows musicais.

 

 

 

 

 

 

 


Fonte: http://sergipecc.blogspot.com

sds.jpg
fss.jpg

1/3

1/3

1/3

Malhador

1/2

1/3

1/3

1/3