top of page

Hugo Costa - A importância da EJA para a educação


Mediante as adversidades da vida, milhares de brasileiros ainda não concluíram o ensino fundamental e posteriormente o ensino médio. Esses dados são alarmantes e ao mesmo tempo preocupante, visto que, a educação é um direito constitucional para qualquer cidadão.


No ano de 1997 surge a EJA (Educação de Jovens e Adultos) com o intuito de reduzir os indicies de analfabetismo e baixa escolaridade no Brasil. A partir de então, essa modalidade desempenha um papel crucial para a educação pública e formação de cidadãos éticos, críticos e conhecedores dos seus direitos e deveres.


O sistema capitalista impulsiona a desigualdade social e isso reflete diretamente na educação, visto que as oportunidades de estudo, emprego, saúde, lazer e entre outros reverbera de forma desigual para a classe operária. O direito de ir à escola é constitucional, mas devemos analisar quais fatores contribuem para o aumento do analfabetismo em nosso país.


Escolher entre a educação e a comida na mesa não é uma tarefa fácil para aqueles que precisam lutar diariamente para sobreviver. As oportunidades não são iguais para todos, sendo assim, a modalidade EJA é uma luz no fim do túnel para aqueles que desejam vencer através da educação, ou até mesmo aprender a ler, escrever e entender como as ciências funcionam.


O perfil dos alunos da EJA é justamente o retrato dos brasileiros que tiveram que abdicar da educação para sobreviver no sistema capitalista. Dessa forma, o ensino da EJA torna-se crucial para levar uma educação de qualidade e garantir que os cidadãos tenham acesso igualitário na rede de ensino.


Aqui em nossa cidade o ensino da EJA vem ganhando destaque em suas ações, seja no dia-a-dia da sala de aula, em eventos e apresentações a dedicação dos alunos, professores e equipe diretiva é fundamental para enriquecer e valorizar a educação pública de Malhador. Educação essa que tem transformado vidas, tem escrito novas histórias, com novas oportunidades e vivencias. Por fim, saliento a importância da EJA para a educação e formação de alunos mais críticos, alfabetizados e principalmente inseridos no sistema educacional, afim de reduzir as taxas de analfabetismo em nosso país.

0 comentário

Malhador

bottom of page