top of page

Marciel Soares - Pedagogia da Escuta: um percurso a se desvendar e compreender

Em comemoração ao mês da Primeira infância abordarei uma linha pedagógica acolhedora e enriquecedora que propõe uma prática educativa muito importante para nossas crianças.


A Pedagogia da Escuta traz uma abordagem educacional que valoriza a livre expressão da criança. Nesse processo o professor tem o dever de ouvir com atenção e acolher o aluno em sua pluralidade.


Nessa abordagem, a escuta é mais do que uma atividade passiva; é um ato consciente e participativo que exige a suspensão temporária do próprio ponto de vista para permitir que outras vozes e ideias se manifestem. A pedagogia da escuta busca criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e respeitoso, onde cada criança se sinta valorizada e encorajada a contribuir para de forma autêntica.


A partir do momento em que a criança consegue se expressar e percebe que o que ela diz é levado em consideração, ela se reconhece enquanto sujeito. Isso proporciona autonomia, mesmo que dentro dos limites de cada faixa etária.


O importante é incentivar o aluno a ser um agente ativo do seu desenvolvimento e não apenas um mero reprodutor de ideias, seguindo sempre o que outras pessoas dizem. Toda criança analisa o que ocorre a sua volta e interpreta os acontecimentos do seu próprio jeito. Sendo assim, os espaços educacionais devem oportunizar que as crianças conversem sobre diversas situações tanto com o professor quanto com seus colegas.


Ao praticar a pedagogia da escuta, os educadores demonstram empatia, compreensão e interesse genuíno pelas experiências e perspectivas dos alunos. Isso não apenas fortalece a conexão entre professor e aluno, mas também promove um ambiente onde os alunos se sentem mais à vontade para expressar suas dúvidas, opiniões e curiosidades. Como resultado, a aprendizagem se torna mais personalizada e significativa, permitindo que os estudantes relacionem o conteúdo com suas próprias vidas e interesses.


Além disso, a pedagogia da escuta também contribui para o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos alunos. Ao aprender a ouvir atentamente, compreender diferentes pontos de vista e articular suas próprias ideias de maneira clara, os estudantes estão adquirindo competências fundamentais que os prepararão para interações futuras no mundo acadêmico e profissional e pessoal.


Em um mundo cada vez mais complexo e diversificado, a pedagogia da escuta se revela uma abordagem valiosa para o ensino. Ela não apenas enriquece a aprendizagem dos alunos, mas também os capacita a se tornarem cidadãos informados, colaborativos e empáticos, prontos para contribuir de maneira significativa para a sociedade.

0 comentário

Malhador

bottom of page