top of page

Alisson Menezes - A influência da atividade física e musculação no controle da pressão arterial

Atualizado: 21 de ago. de 2022


A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que ocorre quando a pressão sanguínea nas artérias é persistentemente elevada. A doença se caracteriza por valores das pressões máxima e mínima iguais a ou maiores que 140/90 mmHg (ou 14 por 9). O número de óbitos por hipertensão arterial vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2015, foram registradas 47.288 mortes. Em 2019, o número saltou para 53.022.


A literatura aponta que a atividade física pode contribuir para a redução ou retardamento da hipertensão arterial sistêmica. Além das variadas opções de atividade física, estudos recentes mostram que os exercícios resistidos (MUSCULAÇÃO) podem também contribuir para a diminuição da pressão arterial, tanto sistólica como a diastólica.


Um estudo analisou o efeito agudo de exercícios resistidos e aeróbicos sobre a pressão arterial em homens hipertensos. A amostra foi dividida em dois grupos, grupo (ER) Exercício Resistido e grupo (EA) Exercício Aeróbico. A PAS e PAD foram aferidas antes de cada sequência de exercícios e imediatamente após o término de cada sequência, sendo monitorado em ciclos de 15 minutos, e em repouso absoluto durante 60 minutos para comparar a magnitude e duração do comportamento da pressão arterial pós-treino


Foi encontrado um maior efeito regulador no grupo ER comparado ao grupo EA pós-treino. Portanto, o estudo indica que a MUSCULAÇÃO não oferece risco quanto ao aumento da PA e da FC em indivíduos hipertensos, indicando ser seguro para essa população.


Já verificou sua Pressão Arterial hoje? Vamos verificar? Procure sempre um profissional qualificado.


Eder Vanderson Marques Vargas, Fábio Luiz Cândido Cahuê, Pinto V. S., & Diego Viana Gomes. (2021). Efeito agudo dos exercícios resistidos e exercícios aeróbicos sobre a pressão arterial de homens hipertensos leves . JIM - Jornal De Investigação Médica, 2(1), 065–078.

1 comentário

Malhador

bottom of page