Com uma baita programação, o tradicional Acorda Vem Ver abre os festejos juninos em Malhador

Desde 1965 o grupo Acordar Vem Ver, o mais tradicional grupo folclórico de Malhador, faz a festa pelas ruas da cidade nos dias 31 de maio. O “acorda” é uma manifestação artística-cultural que reúne cantos e versos em suas apresentações, idealizado pelo saudoso João Piloto, reúne centenas de pessoas para comemorar na madrugada do dia 1º de junho a chegada dos festejos juninos no município.

Para José Onias, filho de João Piloto, é muito importante que a tradição seja mantida: "Manter vivo o Acorda Vem Ver me faz lembrar do quando era jovem, da família reunida, das festas na casa de papai. Essa festa dá início ao São João de Malhador e foi criada por meu pai e seguiu depois com meu irmão, o saudoso Paulinho. É uma das mais importantes tradição da nossa cidade e espero que nunca acabe".


Após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, a manifestação cultural está de volta nesta terça (31) e com uma programação de respeito. Com o apoio da prefeitura municipal, o evento será ainda maior esse ano.


PROGRAMAÇÃO

> Aquecimento - Praça de eventos


18h - Quadrilha Feliz Idade do SCFV;

18:30h - Banda Brasão do Forró;

21h - Quadrilha Asa Branca;

21:30 - Brincadeiras juninas;

22:30 - Banda Rojão Diferente.


> Acorda Vem Ver - Av. Lourival Batista

00h – Concentração do grupo na frente da casa do saudoso João Piloto e saída pelas ruas da cidade, onde a população segue cantando e dançando de casa em casa, acompanhados de um trio pé-de-serra, até o sol raiar.



As manifestações culturais tradicionais são de fundamental importância, pois preservam a cultura e a diversidade dos povos. Uma das mais belas manifestações em nosso município é o Acorda vem ver. Faz parte da nossa cultura, das nossas raízes e quando nos referimos às raízes culturais estamos nos referindo à sua origem, princípio, ou seja, a forma como foi construída a cultura de um povo, o que determina que alguns elementos ou algumas manifestações culturais sejam considerados tipicamente desse povo. Graças a João Piloto e toda sua família podemos dizer que O Acorda vem ver é uma cultura da nossa cidade, do nosso povo, do povo malhadorense”, destaca o professor e colunista do MF, Marciel Soares.


“Acorda, vem ver, vem ver recordação, acorda todo povo, que é primeiro de São João”


Por Cleber Santos

0 comentário