IPVA: Detran esclarece que boletos enviados às residências não são falsos; saiba mais

Atualizado: 30 de mar.


O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) informa que os boletos entregues em residências pelo estado não são falsos e que é possível verificar autenticidade dos documentos no site oficial.


As denúncias têm circulado nas redes sociais e afirmam, por exemplo, que a numeração do boleto, iniciada com os números 85, seria um indício de fraude.


O que está sendo enviado para as residências é o Documento Único de Arrecadação (DUA), referente ao licenciamento anual, também conhecido como IPVA, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores.


O Detran salienta que o DUA é um documento pago apenas no Banco do Estado de Sergipe (Banese), e é iniciado pelo código 85, podendo chegar nas residências ou até ser emitido pelo site.


Já as fichas de compensação são emitidas pelo site e devem ser pagas em outros bancos. Neste caso, sim, o código inicia com 047.


Confirmando a autenticidade do documento


Para quem quiser confirmar a autenticidade do documento recebido através dos Correios, basta acessar o site, clicando aqui; procurar pela opção 1) Veículo -> 2) consultas gerais -> 3) doc. arrecadação de licenciamento enviado para residência e 4) inserir o número do DUA.


É possível também emitir um novo boleto para ser pago no Banese ou em outros bancos. Basta escolher a opção -> 1) Veículo -> 2) Licenciamento Anual (CRLV) -> 3) Emissão de doc. arrecadação.


Os proprietários devem estar atentos a uma pequena variação de valor devido ao reajuste mensal da taxa de licenciamento anual, conforme a Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe.


E-mails maliciosos:


Os e-mails enviados pelo DETRAN são de caráter apenas informativo, NUNCA contendo documentos de arrecadação, hyperlinks ou arquivos. Esses NÃO devem ser respondidos.


Calendário de pagamento



Fonte: Dentran/SE

0 comentário