
O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) informa que os boletos entregues em residências pelo estado não são falsos e que é possível verificar autenticidade dos documentos no site oficial.
As denúncias têm circulado nas redes sociais e afirmam, por exemplo, que a numeração do boleto, iniciada com os números 85, seria um indício de fraude.
O que está sendo enviado para as residências é o Documento Único de Arrecadação (DUA), referente ao licenciamento anual, também conhecido como IPVA, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores.
O Detran salienta que o DUA é um documento pago apenas no Banco do Estado de Sergipe (Banese), e é iniciado pelo código 85, podendo chegar nas residências ou até ser emitido pelo site.
Já as fichas de compensação são emitidas pelo site e devem ser pagas em outros bancos. Neste caso, sim, o código inicia com 047.
Confirmando a autenticidade do documento
Para quem quiser confirmar a autenticidade do documento recebido através dos Correios, basta acessar o site, clicando aqui; procurar pela opção 1) Veículo -> 2) consultas gerais -> 3) doc. arrecadação de licenciamento enviado para residência e 4) inserir o número do DUA.
É possível também emitir um novo boleto para ser pago no Banese ou em outros bancos. Basta escolher a opção -> 1) Veículo -> 2) Licenciamento Anual (CRLV) -> 3) Emissão de doc. arrecadação.
Os proprietários devem estar atentos a uma pequena variação de valor devido ao reajuste mensal da taxa de licenciamento anual, conforme a Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe.
E-mails maliciosos:
Os e-mails enviados pelo DETRAN são de caráter apenas informativo, NUNCA contendo documentos de arrecadação, hyperlinks ou arquivos. Esses NÃO devem ser respondidos.
Calendário de pagamento

Fonte: Dentran/SE