Governo suspende a obrigatoriedade do uso de máscara e estabelece novas regras para eventos

O uso de máscaras foi suspenso em locais abertos e fechados em Sergipe. A decisão foi confirmada pelo governo, na tarde desta quinta-feira (24), após análise junto ao Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, que avalia o cenário epidemiológico no estado.


Segundo o governo, para realizar a flexibilização da liberação para locais abertos foi levado em consideração o avanço da vacinação e a mudança no cenário da pandemia que está mais favorável no estado e no país. Na última segunda-feira, os deputados estaduais votaram a favor do Projeto de Lei do governo que revogava o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.

Apesar da liberação, o Comitê fez recomendações do uso de máscaras em algumas situações, baseadas na última carta da Sociedade Brasileira de Imunologia, são elas: * Pacientes sintomáticos ou em contato com transmissões * Sintomas de resfriado comum e síndromes gripais; * Profissionais de saúde que atuem na rede pública e familiares deles; * População vulnerável; * Não vacinados com as três doses ou dose de reforço; * Imunossuprimidos; * Idosos acima de 60 anos, em especial com comorbidades; * Gestantes; * Sempre que tiver em locais de risco de transmissão de Covid- 19, como: transporte público, agências bancárias, repartições, lotéricas e instituições de ensino; * Locais abertos com aglomeração.


Eventos

Sobre a realização de eventos, o governo informou que as cidades que alcançaram a taxa de 75% da população vacinada com duas doses, os eventos estão totalmente liberados. Já as que não atingiram, os eventos podem acontecer com até 3 mil pessoas em ambientes externos e 1.500 em internos.


Fonte: G1 Sergipe

0 comentário