top of page

Fábio Francisco - E aí? Tá fazendo o que?


Está fazendo o quê para melhorar sua autoestima, para controlar sua diabetes, hipertensão, colesterol? Sabemos que o pós pandemia nos trouxe sequelas irreparáveis nas quais temos que fazer o máximo para minimizar nossas dores, perdas e frustrações.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o pós pandemia trouxe um aumento de 25% de pessoas com crise de ansiedade e depressão. “O impacto do COVID-19 na saúde mental tem um índice gradativo em todos os países, desse modo devemos ligar o alerta vermelho, diante da situação, melhorando o trabalho e o apoio à saúde mental e suas populações” afirma Tedro Adhanam diretor geral da OMS.


No entanto desde 29 julho de 2021 OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) lançou um guia de atividade física produzido na UFPEL, Universidade Federal de Pelotas, o mesmo informa e aconselha sobre a prática de atividade física a toda população, desde criança a partir dos 5 anos até aos idosos, gestantes, pessoas com deficiências, e ou crise de ansiedade e depressão.


Frequentar a academia, fazer caminhada dançar, praticar esportes, nunca foi tão necessário. Tanto para continuar o tratamento da população que sofre com diabetes, obesidade, colesterol, quanto para melhorar a autoestima, a socialização, e a esperança de dias melhores para a população.


O isolamento social nos trouxe hábitos, frustrações, pavores. Nos tirou o direito de chorar, abraçar, beijar, amar. Nos deu preocupação, pensamentos, reparações. Nós não nos adaptamos ao NOVO NORMAL, mas o novo normal nos trouxe a missão de fazer a diferença e repensar sobre as nossas prioridades.


O aumento das crises de ansiedade e depressão tem provocado uma procura maior pela prática da atividade física em Malhador, entre as quais o ciclismo e trilha que possibilitam o contato com a natureza, explorando caminhos naturais, podendo ser realizado com o objetivo de lazer ou competição, assim também como a demanda nas academias de saúde oferecida pela prefeitura municipal tem dado grandes resultados, tanto em quantidade quanto em qualidade, sendo 3 academias da saúde, atingindo cerca de mais de 250 alunos, o triplo de alunos comparado à 2019:


_ Me sinto bem nas aulas de dança. Estou melhor da minha ansiedade como não pensei que ficaria.


_ Agradeço a Deus por estar participando das aulas da academia da saúde, melhorei muito minha autoestima e na minha depressão. Esses são os relatos de alguns alunos entre 20 e 70 anos que fazem parte da academia de saúde do município de Malhador, resultado de 8 meses de trabalho e dedicação dos professores de educação física.


O retorno dos famosos rachas de final de semana e treino das equipes de futsal como o Nota Dez, Ribeiro Cardoso, PSGirls também do município, entre as copas de futsal, futebol e Copa Rosa de futsal têm movimentado bastante não só a prática dos esportes como a necessidade do entretenimento para a sociedade.


A prática da atividade física e o trabalho dos professores de Educação Física diante das necessidades da população tem sido cada vez mais satisfatória, seja pelo bem-estar dos alunos ou pelo tratamento da suas comorbidades.


Cada vez mais a prática de atividade física tem trazido resultados positivos que contribui para uma melhor qualidade de vida, assim também para a valorização dos profissionais de Educação Física que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças como depressão e ansiedade.

0 comentário

Malhador

bottom of page