Estudantes de Malhador se destacam com mais de 900 pontos na redação do ENEM 2021

Atualizado: 14 de fev.


Estudantes de Malhador foram destaques na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021. O tema da redação foi; “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. As notas do Enem foram divulgadas na noite desta quarta-feira, 09 de fevereiro.


Vinte e quatro alunos do município de Malhador obtiveram mais de 900 pontos na redação do ENEM. Dentre eles, o jovem João Vitor Mota dos Reis, de 17 anos, que concluiu o Ensino Médio em 2021; ele era aluno do Colégio Estadual J. J. Cardoso e do Pré-vestibular Nota Dez, ambos em Malhador.


“Eu sabia que poderia tirar essa nota, pois já vinha fazendo uma boa pontuação, mas estava bastante nervoso por se tratar do ENEM, Agradeço a todos os professores que me ensinaram desde a pré-escola até o Ensino Médio, todos tiveram enorme importância no meu desenvolvimento e eu sei que sem eles eu não teria obtido um bom desempenho. Também quero muito agradecer aos meu pais, que também foram meus professores, pois sem o apoio deles eu não teria me empenhado tanto na escola. Ainda não tenho certeza do quero ser, mas os cursos de tecnologia chamam bastante a minha atenção”, destaca João Vitor.


Além de João Vitor, se destacaram também; Marcos Yago (940), Vinícius Mercena (940), Paulo Costa (940), Hugo Santos (940), Geovana Santana (940), Dilton Feitosa (940), Taynara Lima (920), Maurício dos Santos (920), Daniel Tavares (920), Bruno Bispo (920), Brenno Faro (920), Beatriz Tenório (920), Anderson Santana (920), Rebeca Andrade (900), Pedro Henrique Menezes (900), Milena Oliveira (900), Luana Almeida (900), Luan Pereira (900), Keven Lima (900), Ivan Junior (900), Camilly Alves (900), Alice Costa (900), Kassiano Ramos (900). Para ver todos os destaques acessem os perfis @colegionotadezz e @cejjcardosao no Instagram.


SISU


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.


Pode se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre quem prestou o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na redação. O candidato não pode ter participado da edição como "treineiro", como é o caso de alunos que não concluíram o ensino médio e fazem o Enem para testar o seu desempenho.


As inscrições para o Sisu começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do programa.


PROUNI


O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.


Têm direito ao programa apenas alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou estudaram os três anos do ensino médio com bolsa integral em colégios privados e ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3,636 mil).


Para o primeiro semestre de 2022, as inscrições vão de 22 a 25 de fevereiro pelo site do programa.


Por Cleber Santos

0 comentário