
O Queimado é um jogo coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com o arremesso da bola. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os componentes da equipe adversária. É um jogo praticado desde a infância como recreação e lazer. Apesar da origem do queimado ser confusa, há relatos de que o jogo esportivo nasceu na Idade Média. Assim, no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, o rei Papus treinou seus soldados contra a invasão dos Bárbaros por meio de arremesso de bolas de fogo. O treinamento obteve sucesso e passou a ser jogo nas festividades.

Em Malhador, o jogo tem se tornado uma verdadeira febre, todas as noites a praça de eventos fica lotada de praticantes e adeptos, "Começamos do nada, em um dia de sexta-feira que estávamos subindo do campo “Floro Alves de Araújo”, paramos na praça de eventos e tivemos a ideia de brincar de queimado, nisso, a brincadeira foi se expandindo e conquistando mais pessoas. No entanto, chegando o horário das 19:30h já tinham pessoas esperando para jogar ou para ver jogando, e hoje em dia tem crianças e adultos participando, todos ficam na expectativa para que tenha o queimado, estão sendo noites incríveis e legais, está sendo uma experiência ótima para todos que estão participando. Após o queimado eu e meus colegas nos reunimos para papear e fazer um lanche com a colaboração de todos", relata Viny Silva.
Outros nomes para o jogo
* Queimado (Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Sergipe)
* Baleada (Paraíba)
* Baleado (Bahia e Paraíba)
* Barra-Bola
* Bola Queimada (Paraná)
* Caçador (Paraná e Rio Grande do Sul)
* Carimba (Ceará)
* Carimbada (Goiás)
* Cemitério (Ceará)
* Dodgeball (Estados Unidos e Ceará)
* Jogo do Mata (Ceará e Portugal)
* Mata-mata (Santa Catarina)
* Mata-soldado (Santa Catarina)
* Matada (Paraíba)
* Prisonball (Estados Unidos)
Queimado como modalidade esportiva
A brincadeira antiga em escolas conhecida como queimada evoluiu ao longo do tempo e será levada ainda mais a sério na capital do país. Um projeto de autoria do distrital Martins Machado (Republicanos) foi sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e, desde o dia 1ª de dezembro de 2021está em vigor a lei que reconhece o jogo como modalidade esportiva no Distrito Federal.
A novidade abarca centenas de mulheres e homens que praticam a modalidade como esporte em nível de competições regionais e estaduais.
Por Cleber Santos
* fotos gentilmente cedidas por Daniel Santos e Felipe Santos